UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CURSO : Licenciatura em educação musical
DISCIPLINA : Educação musical – prática e ensino 4
PROFESSORA : Lisbeth Soares
TUTORA : Manuela
ALUNO : André Francisco Diniz
Resenha Crítica
Título : Unidos por um só ideal
Sub-título : Juntos somos um
por : André Diniz .
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva :
Desafios da implantação de uma política nacional ( Educar em
revista , Curitiba , Brasil , nº 41 , págs . 61-79 , jul . / set .
2011 . Editora UFPR ) da Doutora em educação e Docente da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ( UFMS) , Campus do
Pantanal . “ Mônica de Carvalho Magalhães Kassar “ , que aborda
os desafios do oferecimento de uma educação especial , diante da
atual política de educação inclusiva do Governo Federal .
Apresentando um breve histórico sobre a Educação Especial no
Brasil , trazendo também o estudo de um caso de um aluno com
necessidades especiais em uma escola , tido como sucesso e conclui
ressaltando os impasses colocados pelo governo federal , para a atual
política educacional .
A autora debate e instiga o leitor a fazer uma análise crítica
perante o sistema político administrativo e legislativo , da atual
política brasileira , sobre a inclusão de alunos com necessidades
especiais nas escolas públicas ; embora suas citações sejam muito
animadoras , ela apresenta também alguns desafios que devem ser
enfrentados por todos nós .
De acordo com alguns estudos , a inserção desses alunos , junto dos
demais , considerados “ Normais “ trazem ganhos não só para
eles mesmos , mas mas também para os pais desses alunos , para os
professores e toda a comunidade em geral .
Ela relata o surgimento de escolas especializadas para esses alunos
na década de 50 e 60 , como por exemplo a : Pestalozzi do Brasil (
que surgiu no Rio de Janeiro em 1945 e a APAE ( Associação de pais
e amigos dos excepcionais ) que surgiu em 1954 , também no Rio de
Janeiro .
A partir de 1969 , o governo brasileiro , começou a colocar na
balança os gastos eu investimento que seria possível para a
educação , formação de recursos humanos e para o desenvolvimento
do país .
De acordo com o discurso do então presidente da República Emílio
Garrastazu Médici ,(1969 – 1974) , um retardado e internado entre
as idades de 10 e 60 anos , nos Estados Unidos , para ser cuidado ,
custaria aos cofres públicos do Estado , algo em torno de US$ 5.000
ao ano , ou um total de US$ 250.000durante toda a sua vida .
Vemos portanto , que o governo se preocupa em 1ªinstância com os
gastos que estes cidadãos possam acarretar ao governo . Eu até
concordo que seja feito esse levantamento , mas que se apresente
também ideias e atitudes que possam driblar e compensar esses gastos
, visando sempre o bem estar e a inclusão dessas pessoas na
sociedade , no trabalho e na vida . Sabemos que todos os portadores
de necessidades especiais possuem suas limitações e suas
qualidades , assim como qualquer um de nós , e que quando bem
exploradas , podem trazer ganhos consideráveis para o país , sejam
nas áreas artísticas , esportivas , biológicas , sociais e humanas
.
Vemos hoje , a implantação de uma “ política de educação
inclusiva “ que conta com um conjunto de programas e ações , como
por exemplo : “ Programa Nacional de Formação Continuada de
Professores na Educação Especial “ , “ Formação de
Professores para o Atendimento Educacional Especializado “ , “
Programa de Implantação de salas com recursos multifuncionais
“ , Escola Acessível “ , “ Programa Incluir “
, entre outros .
Enfim , o aumento das matrículas de alunos com Necessidades de
Educação Especial nas classes comuns do ensino regular , cresceu
significativamente e em consequência á isso , devemos enfrentar os
desafios que chegam junto com essas inclusões .
A intenção é a melhor possível , e é isso que nos conforta e
nos dá ânimo para prosseguirmos em busca de uma vida melhor para
todos . Temos que estabelecer laços com o Governo , com as
Secretarias de Educação , com os Municípios , a fim de que todos
nós juntos , possamos caminhar em um só sentido , em uma única
direção , que é a da inclusão , da dignidade , do bem-estar
social e do caminho da garantia de uma vida repleta de oportunidades
, respeito e acessibilidade ; não só para os portadores de
Necessidades Especiais , mas também para toda a população ,
comunidade e sociedade em geral , sem distinções e exclusões .
Temos que tocar os corações e os pensamentos dos nossos empresários
, dos nossos políticos e dos demais dirigentes , para que juntos
possamos fazer do nosso país e do mundo , um lugar bom para se viver
, hoje , amanhã e sempre .
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