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sábado, 13 de outubro de 2012

Educação especial na perspectiva da educação inclusiva


 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CURSO : Licenciatura em educação musical
DISCIPLINA : Educação musical – prática e ensino 4
PROFESSORA : Lisbeth Soares
TUTORA : Manuela
ALUNO : André Francisco Diniz
Resenha Crítica
Título : Unidos por um só ideal
Sub-título : Juntos somos um por : André Diniz .
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva : Desafios da implantação de uma política nacional ( Educar em revista , Curitiba , Brasil , nº 41 , págs . 61-79 , jul . / set . 2011 . Editora UFPR ) da Doutora em educação e Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ( UFMS) , Campus do Pantanal . “ Mônica de Carvalho Magalhães Kassar “ , que aborda os desafios do oferecimento de uma educação especial , diante da atual política de educação inclusiva do Governo Federal . Apresentando um breve histórico sobre a Educação Especial no Brasil , trazendo também o estudo de um caso de um aluno com necessidades especiais em uma escola , tido como sucesso e conclui ressaltando os impasses colocados pelo governo federal , para a atual política educacional .
A autora debate e instiga o leitor a fazer uma análise crítica perante o sistema político administrativo e legislativo , da atual política brasileira , sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas públicas ; embora suas citações sejam muito animadoras , ela apresenta também alguns desafios que devem ser enfrentados por todos nós .
De acordo com alguns estudos , a inserção desses alunos , junto dos demais , considerados “ Normais “ trazem ganhos não só para eles mesmos , mas mas também para os pais desses alunos , para os professores e toda a comunidade em geral .
Ela relata o surgimento de escolas especializadas para esses alunos na década de 50 e 60 , como por exemplo a : Pestalozzi do Brasil ( que surgiu no Rio de Janeiro em 1945 e a APAE ( Associação de pais e amigos dos excepcionais ) que surgiu em 1954 , também no Rio de Janeiro .
A partir de 1969 , o governo brasileiro , começou a colocar na balança os gastos eu investimento que seria possível para a educação , formação de recursos humanos e para o desenvolvimento do país .
De acordo com o discurso do então presidente da República Emílio Garrastazu Médici ,(1969 – 1974) , um retardado e internado entre as idades de 10 e 60 anos , nos Estados Unidos , para ser cuidado , custaria aos cofres públicos do Estado , algo em torno de US$ 5.000 ao ano , ou um total de US$ 250.000durante toda a sua vida .
Vemos portanto , que o governo se preocupa em 1ªinstância com os gastos que estes cidadãos possam acarretar ao governo . Eu até concordo que seja feito esse levantamento , mas que se apresente também ideias e atitudes que possam driblar e compensar esses gastos , visando sempre o bem estar e a inclusão dessas pessoas na sociedade , no trabalho e na vida . Sabemos que todos os portadores de necessidades especiais possuem suas limitações e suas qualidades , assim como qualquer um de nós , e que quando bem exploradas , podem trazer ganhos consideráveis para o país , sejam nas áreas artísticas , esportivas , biológicas , sociais e humanas .
Vemos hoje , a implantação de uma “ política de educação inclusiva “ que conta com um conjunto de programas e ações , como por exemplo : “ Programa Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Especial “ , “ Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado “ , “ Programa de Implantação de salas com recursos multifuncionais “ , Escola Acessível “ , “ Programa Incluir “ , entre outros .
Enfim , o aumento das matrículas de alunos com Necessidades de Educação Especial nas classes comuns do ensino regular , cresceu significativamente e em consequência á isso , devemos enfrentar os desafios que chegam junto com essas inclusões .
A intenção é a melhor possível , e é isso que nos conforta e nos dá ânimo para prosseguirmos em busca de uma vida melhor para todos . Temos que estabelecer laços com o Governo , com as Secretarias de Educação , com os Municípios , a fim de que todos nós juntos , possamos caminhar em um só sentido , em uma única direção , que é a da inclusão , da dignidade , do bem-estar social e do caminho da garantia de uma vida repleta de oportunidades , respeito e acessibilidade ; não só para os portadores de Necessidades Especiais , mas também para toda a população , comunidade e sociedade em geral , sem distinções e exclusões . Temos que tocar os corações e os pensamentos dos nossos empresários , dos nossos políticos e dos demais dirigentes , para que juntos possamos fazer do nosso país e do mundo , um lugar bom para se viver , hoje , amanhã e sempre .


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