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segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Atividade musical


 Atividade : Desenhando sons / Movimento / Grafismo
* Movimento
Faixa etária : Crianças de 3 a 5 anos
Local : Espaço livre
Recursos necessários : Aparelho toca c'd , instrumentos musicais , teclado , violão e percussão .
No início , todos deverão ficar espalhados pela sala , e o professor colocará algumas partes de músicas infantis para as crianças se movimentarem de acordo com a ritmica e o andamento das músicas . Haverá também momentos de pausa , onde as crianças virarão estátua .
Em seguida , será formada uma fila e um de cada vez vai se movimentar de acordo com a música que o professor tocar no violão e teclado .
É importante trabalhar bastante com as dinâmicas de :crescendo , decrescendo , stacato, rallentando …
Será desenvolvido a atenção , a percepção e concentração , coordenação motora .
* Desenhando sons
Local : Espaço livre
Recursos necessários : Lápis de cor, giz de cera , papel sulfite A4 , instrumentos musicais , sons vocais e corporais com timbres distintos e objetos do ambiente .
Todos em círculo e sentados , o professor distribuirá uma folha de sulfite para cada criança e disponibilizará os lápis , giz ; O professor tocará algum instrumento : teclado , violão , sopro , flauta de êmbolo , utilizando todas as figuras musicais , desde semibreve até fusas . Executará escalas desde bem graves até as agudas e indicará para os alunos o caminho que eles deverão seguir para a realização dos desenhos , prestando atenção nas alturas , duração , intensidades e timbres dos sons .
É importante que o professor , entenda os desenhos e aplique em cada um deles os conceitos musicais . Ou seja , se o aluno disser que o desenho dele representa a nota longa , mesmo que tenha desenhado um monstro ou um super-herói , caberá ao professor fazer a ligação entre os dois , o que vale aqui é o som que o aluno desejou para seu desenho . Eles registrarão suas impressões , a princípio as impressões serão subjetivas, transformando-se dinamicamente no decorrer do trabalho com a música . O professor també pedirá para que os alunos desenhem os sons de um carro, caminhão , avião, trem , sirene e o som de animais . Toda esta atividade deverá ser acompanhada pelo professor , aluno por aluno .
* Grafismo
Esta atividade consiste em dar nome e cara aos sons , é parecida com a dos desenhos, mas se difere quanto a sua explanação . O professor tocará alguns sons com um instrumento , sons longos , curtos , trinados , stacatos , glissandos, etc ...e eles vão criar símbolos e figuras que representem esses sons . É provável que alguns sinais se tornem convencionais para o grupo : pontos , pequenos traços , linhas , ondas , zigue-zague …
Serão criadas partituras com diversos materiais : massinha de modelar , tampinhas , copinhos , eva , palitos , etc …
Adultos
  • Movimento
Nesta atividade , os adultos participarão em duplas, um de frente para o outro, realizando o movimento que achar mais prudente e condizente com o som em questão . Eles se movimentarão ao mesmo tempo , evitando copiar o movimento alheio .
O professor explorará os mais diversos ritmos , pausas , narrações vocais , teclados com efeitos especiais . Em seguida , cada um realizará um movimento no centro da roda e cada integrante deverá sonorizar este movimento com a voz ou com o corpo .
  • Desenhando sons
Pedir para que eles desenhem os sons da flauta-doce , teclado ou piano , percussão .
Podemos explorar as mais diversas dinâmicas : forte, fortíssimo , piano, pianíssimo , …
Tocar pequenas melodias com percussão ao mesmo tempo . Em seguida cada participante apresentará a sua folha com os seus desenhos para que o amigo crie sons para ela e assim sucessivamente .
Agora todos formarão um círculo e o professor se posicionará ao centro e tocará uma sequência de sons com instrumentos musicais , e em seguida será dada uma folha em branco para um participante , e este dará início ao desenho … A folha será passada de um a um e cada participante dará a sua contribuição ao desenho ; que deverá ser único e não sub-dividido ( c/várias partes) . O resultado final , será exposto pelo professor no quadro negro e os integrantes deverão explicá-lo e executá-lo com voz e expressão corporal .
* Grafismo
A turma será dividida em 2 grupos :
O professor colocará o áudio de uma peça musical bem aleatória , e dodecafônica , por ex: Murray Schaffer , Stockhausen , John Cage , Schoenberg . Cada grupo elaborará a sua partitura com as grafias que acharem melhor e mais significativas … em seguida as partituras serão trocadas e cada grupo executará a partitura do outro . É importante salientar , para as seguintes propriedades do som : Duração, intensidade, altura , timbre e (ritmo ) . No final , o professor fará uma comparação entre os símbolos e grafias criados pelos participantes e a grafia musical convencional .  

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