Atividade : Desenhando sons / Movimento / Grafismo
* Movimento
Faixa etária : Crianças de 3 a 5 anos
Local : Espaço livre
Recursos necessários : Aparelho toca c'd , instrumentos musicais ,
teclado , violão e percussão .
No início , todos deverão ficar espalhados pela sala , e o
professor colocará algumas partes de músicas infantis para as
crianças se movimentarem de acordo com a ritmica e o andamento das
músicas . Haverá também momentos de pausa , onde as crianças
virarão estátua .
Em seguida , será formada uma fila e um de cada vez vai se
movimentar de acordo com a música que o professor tocar no violão e
teclado .
É importante trabalhar bastante com as dinâmicas de :crescendo ,
decrescendo , stacato, rallentando …
Será desenvolvido a atenção , a percepção e concentração ,
coordenação motora .
* Desenhando sons
Local : Espaço livre
Recursos necessários : Lápis de cor, giz de cera , papel sulfite
A4 , instrumentos musicais , sons vocais e corporais com timbres
distintos e objetos do ambiente .
Todos em círculo e sentados , o professor distribuirá uma folha de
sulfite para cada criança e disponibilizará os lápis , giz ; O
professor tocará algum instrumento : teclado , violão , sopro ,
flauta de êmbolo , utilizando todas as figuras musicais , desde
semibreve até fusas . Executará escalas desde bem graves até as
agudas e indicará para os alunos o caminho que eles deverão seguir
para a realização dos desenhos , prestando atenção nas alturas ,
duração , intensidades e timbres dos sons .
É importante que o professor , entenda os desenhos e aplique em cada
um deles os conceitos musicais . Ou seja , se o aluno disser que o
desenho dele representa a nota longa , mesmo que tenha desenhado um
monstro ou um super-herói , caberá ao professor fazer a ligação
entre os dois , o que vale aqui é o som que o aluno desejou para seu
desenho . Eles registrarão suas impressões , a princípio as
impressões serão subjetivas, transformando-se dinamicamente no
decorrer do trabalho com a música . O professor també pedirá para
que os alunos desenhem os sons de um carro, caminhão , avião, trem
, sirene e o som de animais . Toda esta atividade deverá ser
acompanhada pelo professor , aluno por aluno .
* Grafismo
Esta atividade consiste em dar nome e cara aos sons , é parecida com
a dos desenhos, mas se difere quanto a sua explanação . O professor
tocará alguns sons com um instrumento , sons longos , curtos ,
trinados , stacatos , glissandos, etc ...e eles vão criar símbolos
e figuras que representem esses sons . É provável que alguns sinais
se tornem convencionais para o grupo : pontos , pequenos traços ,
linhas , ondas , zigue-zague …
Serão criadas partituras com diversos materiais : massinha de
modelar , tampinhas , copinhos , eva , palitos , etc …
Adultos
- Movimento
Nesta atividade , os adultos participarão em duplas, um de frente
para o outro, realizando o movimento que achar mais prudente e
condizente com o som em questão . Eles se movimentarão ao mesmo
tempo , evitando copiar o movimento alheio .
O professor explorará os mais diversos ritmos , pausas , narrações
vocais , teclados com efeitos especiais . Em seguida , cada um
realizará um movimento no centro da roda e cada integrante deverá
sonorizar este movimento com a voz ou com o corpo .
- Desenhando sons
Pedir para que eles desenhem os sons da flauta-doce , teclado ou
piano , percussão .
Podemos explorar as mais diversas dinâmicas : forte, fortíssimo ,
piano, pianíssimo , …
Tocar pequenas melodias com percussão ao mesmo tempo . Em seguida
cada participante apresentará a sua folha com os seus desenhos para
que o amigo crie sons para ela e assim sucessivamente .
Agora todos formarão um círculo e o professor se posicionará ao
centro e tocará uma sequência de sons com instrumentos musicais , e
em seguida será dada uma folha em branco para um participante , e
este dará início ao desenho … A folha será passada de um a um e
cada participante dará a sua contribuição ao desenho ; que deverá
ser único e não sub-dividido ( c/várias partes) . O resultado
final , será exposto pelo professor no quadro negro e os integrantes
deverão explicá-lo e executá-lo com voz e expressão corporal .
* Grafismo
A turma será dividida em 2 grupos :
O professor colocará o áudio de uma peça musical bem aleatória ,
e dodecafônica , por ex: Murray Schaffer , Stockhausen , John Cage ,
Schoenberg . Cada grupo elaborará a sua partitura com as grafias que
acharem melhor e mais significativas … em seguida as partituras
serão trocadas e cada grupo executará a partitura do outro . É
importante salientar , para as seguintes propriedades do som :
Duração, intensidade, altura , timbre e (ritmo ) . No final , o
professor fará uma comparação entre os símbolos e grafias criados
pelos participantes e a grafia musical convencional .
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